O mercado global de MVNO (Mobile Virtual Network Operator) deve atingir um faturamento de US$ 89,25 bilhões em 2022, segundo previsão da Global Market Insights Inc.
O crescimento do poder aquisitivo e da migração da população, particularmente da região Ásia-Pacífico, impulsionará sensivelmente o mercado global de MVNO.
A fim de fomentar ainda mais a demanda pelas ofertas das MVNO, os Operadores de Telefonia oferecem inúmeros novos Serviços Móveis, tais como Conteúdo Esportivo, M2M, dispositivos de medição e de vigilância.
Os marcos regulatórios mais favoráveis às MVNO na União Europeia deverão desempenhar um papel crucial no desenvolvimento deste mercado regional.
As previsões apontam para a coexistência bem-sucedida de todos os principais tipos de MVNO na América do Norte e União Européia, ou seja: Full MVNO, Service Providers MVNO e Resellers MVNO.
Existem basicamente 3 tipos de MVNO no mercado: a Reseller MVNO (atua apenas como revenda de minutos, SMS e dados), a Service Provider MVNO (opera em marketing e vendas e gerencia a cobrança, o provisionamento e o relacionamento com os assinantes) e a Full MVNO (abrange todos os aspectos de uma operação de telecomunicações à exceção da rede de antenas).
Nos países mais desenvolvidos como o Reino Unido, Alemanha e EUA, espera-se que a geração de receitas seja alavancada pelo consumo de dados e uso de VAS (serviços de valor agregado), devido à crescente implantação de redes 3G, 4G, LTE e 5G.
Seguem as principais conclusões do relatório:
A base mundial de assinantes de MVNO era de 174 milhões em 2014. A previsão para 2022 é que a quantidade de assinantes chegue a 413,1 milhões, apresentando um crescimento anual de 11,6% entre 2015 e 2022.
A previsão de faturamento do mercado de MVNO dos EUA em 2022 é de US$ 30 bilhões.
O custo de aquisição e manutenção de novos clientes de MVNO é relativamente alto, particularmente para contratos com duração fixa e determinada (contratos pós-pagos).
Os novos clientes estarão mais interessados em acesso aos serviços de voz e dados a baixo custo.
A Europa correspondeu por 45% do market share mundial de MVNO em 2014. Espera-se que a promoção da interconexão e interoperabilidade dos serviços, juntamente com o aumento do uso de banda larga e FTTH impulsionará a receita nesta região nos próximos anos.
A baixa receita média por usuário (ARPU) é uma barreira para as operadoras MVNO na África. As áreas em foco são segmentos de nicho, smartphones e serviços de dados e serviços de tecnologia avançada.
Veja também: Vecto Mobile: 1ª MVNO brasileira com foco em IoT e M2M Site da Vecto Mobile: http://vectomobile.com.br/
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